Governo do PR celebra primeiro ano livre de febre aftosa

O governador Ratinho Júnior afirmou nesta terça-feira (31), após a conquista sanitária, que o Paraná reúne ainda mais condições para crescer. Confira:

Por: Tiago Freitas

ratinho_junior
Governo do PR celebra primeiro ano livre de febre aftosa.

O Estado do Paraná comemora o seu primeiro ano sem casos de febre aftosa, sem vacinação, com todas as condições para a ampliação da competitividade no mercado internacional de proteína animal.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, nesta terça-feira (31), no Palácio Iguaçu. Esta celebração marcou um ano da certificação concedida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), em 27 de maio de 2021.

“Foi a maior conquista do agronegócio paranaense nos últimos 100 anos. Desde 1958 o Paraná buscava essa certificação, um selo de qualidade e sanidade animal que permite ar países, principalmente na Ásia, que não compravam a carne do Estado por causa da vacinação”, pronunciou o governador. “Mais do que um grande produtor de alimentos, queremos ser o supermercado do mundo para industrializar tudo o que produzimos. Fazer com que a matéria-prima e pela indústria e chegue ao exterior embalada e congelada”. Complementou.

O Paraná como maior produtor de proteína animal

Além do bom status sanitário, outros fatores contribuíram competitividade da pecuária paranaense, após a criação da Agência e Defesa Sanitária do Paraná (Adapar), o Estado tornou-se o maior produtor de proteína animal do País, com a produção de 6,213 milhões de toneladas de carnes bovina, suína e de frango em 2021.

“Isso é fruto de um trabalho estratégico que vem do ado, mas que também inclui muito o olhar do nosso governo para consolidar o Paraná no mercado internacional de alimentação”, ressaltou Ratinho Júnior. “Essa conquista, que atende todo o agronegócio do Paraná, abre um mercado gigantesco, de bilhões de dólares, que reflete na geração de emprego e na atração de investimentos de agroindústrias que querem se instalar no Paraná”, complementou.

Investimentos do Governo

O governador Ratinho Júnior destacou que o Estado investe em áreas estratégicas para a produção do campo, com muito foco para a infraestrutura e agilidade dos processos de licenciamento ambiental em propriedades rurais, por meio do programa Descomplica Rural.

Por meio do programa Paraná Trifásico da Copel, estão sendo instalados 25 mil quilômetros de redes trifásicas no campo, contemplando agroindústrias, granjas e outros empreendimentos que necessitam de um reforço no sistema.

O Governo do Estado também investe R$ 304 milhões para a pavimentação de 1.000 quilômetros de estradas rurais em 202 cidades.

Por outro lado, os investimentos para melhorar a eficiência do Porto de Paranaguá e o projeto da Nova Ferroeste, estrada de ferro que faz ligação da cidade de Maracaju (MS) com o litoral paranaense, resultam em mais agilidade para direcionar a produção ao mercado internacional.

Política

» Últimas Notícias