Pesquisa eleitoral em tempo real existe? Entenda:
"Pesquisa eleitoral 2022 em tempo real" é um dos assuntos mais falados entre os eleitores. Confira a veracidade:
Por: Amanda Melo

As eleições de 2022 para a escolha de uma (a) novo (a) senador (a), governador (a) ou presidente do Brasil, acontecem dia 02 de Outubro e um dos termos mais comentados entre os eleitores é “pesquisa eleitoral 2022 em tempo real”. As buscas são realizadas com mais frequência entre usuários do eixo Sul-Sudeste, em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Mas obter resultados de uma pesquisa eleitoral em tempo real, é mesmo possível?
Pesquisas eleitorais em tempo real não existem! Os resultados mostrados pelo google referente às pesquisas em tempo real, são de sites que disponibilizam enquetes onlines e um deles, logo ao ser ado, indica: “enquete não é pesquisa – Enquete não possui valor científico e não pode ser confundida com pesquisa eleitoral”.
As esquetes onlines podem ser respondidas por qualquer usuário, sem utilizar valores científicos e critérios de amostragem exigidos em uma pesquisa eleitoral registrada no TSE.
Para realizar uma pesquisa eleitoral dentro dos critérios do TSE, os institutos levam alguns dias para coletar os dados das amostras. Para representar o eleitorado brasileiro, esta amostra deve ter a mesma proporcão de homens e mulheres e de jovens e idosos em relação aos estados que a população total de eleitores, além de outros critérios exigidos pelo TSE. Saiba mais como é realizada uma pesquisa eleitoral do Datafolha, um dos institutos mais conceituados em pesquisa
Em algumas enquetes, por exemplo, pode-se calcular a intenção de voto de um único usuário diversas vezes, basta que o usuário use navegadores diferentes ou abra uma janela anônima. Sendo assim, uma enquete online não pode ser conceituada como um retrato da realidade.
Já que pesquisas em tempo real não existem, onde ficar por dentro das pesquisas eleitorais?
Para ter o a pesquisas eleitorais que contenham valores científicos e critérios de amostragem e que sejam registradas no TSE e TRE, confira este link – ele contém as pesquisas mais recentes ao senado, governo e presidência realizados pelos mais sérios institutos, tais como: Datafolha, Ipespe, PoderData, Paraná Pesquisas, FSB, Ideia e Genial/Quaest.