O que é margem de erro em uma pesquisa eleitoral?
Saiba como saber o resultado de uma pesquisa eleitoral, considerando a sua margem de erro. Confira:
Por: Amanda Melo

Próximo às eleições de 2022, termos como “margem de erro” são cada vez mais vistos pelos brasileiros quando se trata de pesquisas eleitorais.
Mas você sabe o que é Margem de erro de uma pesquisa eleitoral?
Todas as pesquisas de mercado que são realizadas pelos institutos são realizadas a partir de amostras, ou seja, um pequeno grupo de pessoas que representa que são entrevistadas, a fim de representarem um universo total de eleitores.
Apenas 0,002% dos eleitores brasileiros respondem às entrevistas das pesquisas eleitorais, e exatamente por se tratar de amostras, os números finais não são um resultado exato da realidade mas sim, uma estimativa do que pode ocorrer no pleito.
Já a margem de erro é basicamente o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa.
Ficou confuso, a gente te explica…
Um exemplo, se em uma pesquisa eleitoral, o candidato X tem 25% das intenções de voto e o candidato Y tem 28%, teoricamente o candidato Y está à frente na corrida eleitoral, correto?
Bom, não é bem assim!
Caso a margem de erro dessa pesquisa seja de 2%, isso quer dizer que o resultado poderá variação de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja:
O candidato X poderá ter de 23% a 27% e o candidato Y poderá ter de 26% à 30%.
Mediante a estes resultados, podemos dizer que os dois candidatos estão tecnicamente empatados ou dentro da margem de erro.
Confira abaixo, algumas pesquisas eleitorais, onde os candidatos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro:
Pesquisa Modalmais aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro (Jun/2022)
Disputa para governador do Maranhão segue acirrada entre Weverton Rocha e Carlos Brandão (Jun/2022)
Eleições Guia do Eleitor Pesquisas Eleitorais