Eleições 2022 - Rio de Janeiro fica com ruas cheias de lixo após o pleito
Em comparação com o primeiro turno em 2018, as ruas de São Paulo ficaram 50% mais sujas em 2022. Confira:
Por: Amanda Melo

Após o pleito nas eleições de 2022, os eleitores cariocas se depararam com diversos santinhos jogados pelas ruas do Rio de Janeiro (RJ). Em comparação com o 1º turno das eleições de 2018, a quantidade de lixo aumentou em 50% em 2022.
As equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro recolheram das ruas do município, um total de 128,2 toneladas de resíduos – nesse meio, diversos santinhos estavam jogados pelo chão.
Para fazer a limpeza das ruas, 2.225 garis e 312 agentes de limpeza urbana trabalharam antes, durante e após as eleições, por volta de todas as seções eleitorais das 46 Zonas eleitorais do município. Foram usados 43 caminhões compactadores, 13 caminhões pipas, nove motobombas com água de reuso, oito varredeiras de grande porte, quatro varredeiras compactadas e 112 assopradores.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) atuou na proibição do chamado “voo da madrugada” nas eleições gerais de 2022. O “voo da madrugada” é ato de espalhar panfletos de candidatos aos arredores das zonas eleitorais, próximo ao dia do pleito. Além do Rio, outros tesados do Brasil também sofrem com esta prática ilegal e são moniorados pelos órgãos de fiscalização.
Eleições Crimes Eleitorais