Marina Silva
Pré-Candidatura

Marina Silva

Eleições 2022: Conheça quem é Marina Silva pré-candidato a presidente do Brasil.

Por: Fernando Batista

Maria Osmarina da Silva, nasceu em Rio Branco (em 8 de fevereiro de 1958), é uma historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE).

Carreira Política

Sua vida política teve início em 1984, quando fundou junto com o ambientalista Chico Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nesse mesmo ano filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e se candidatou a deputada federal, porém não foi eleita.

Em 1988, foi eleita como a vereadora mais votada de Rio Branco, ficando no cargo até 1990. Nesse mesmo ano, foi eleita deputada estadual com o maior número de votos.

Em 1994, Marina Silva foi eleita senadora pelo Estado do Acre, sendo a mais jovem senadora daquele ano.

No ano de 1995 ocupou o cargo de Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, do PT, permanecendo até 1997.

Em 2002 foi reeleita para o senado. Em 2003 foi nomeada para o Ministério do Meio Ambiente, no governo Lula. Destaca-se por vários projetos para conservação da natureza.

Candidaturas Presidenciais

Em 2009, anunciou sua desfiliação do partido PT. Em seguida, filia-se ao Partido Verde e no dia 11 de julho de 2010 anuncia sua candidatura à Presidência da República.

Marina não conseguiu se eleger, perdeu para Dilma Rousseff, mas tornou-se destaque pelo Partido Verde, pois foi a candidata mais votada da história da legenda. Em 2011, Marina deixa o Partido Verde.

Em outubro de 2013, Marina Silva foi confirmada como candidata a Presidente da República para as eleições de 2014. Em abril, se alia ao PSB e a Eduardo Campos, se lançando como vice-presidente da chapa.

No dia 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos morre em um acidente aéreo em São Paulo. No dia 20 de agosto, superando todas as divergências do partido, Marina foi lançada oficialmente como candidata à Presidência da República e Beto Albuquerque como seu vice.

Mais uma vez, Marina não se elegeu ficando na 3.ª colocação com 22.154.707 votos. Dilma Rousseff foi reeleita.

Em 2018, pela terceira vez, Marina Silva se candidata pela “Rede” à Presidência da República. Eduardo Jorge do PV foi o escolhido para vice-presidente da chapa. Desta vez, Marina ficou em 8.º lugar com apenas 1.069.575 votos.

» Pesquisas Eleitorais


» Guia das Eleições