Pesquisa aponta como está a disputa entre Eduardo e Onyx pelo governo do RS (Set/2022)

Confira como está a corrida eleitoral para o governo do Rio Grande do Sul.

Por: Amanda Melo

Pesquisa Eleitoral para o governo do Rio Grande do Sul
À esquerda, Eduardo Leite com 31% e, à direita, Onix Lorenzoni com 26% das intenções de voto para governador do estado do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (05/9), foi divulgado o levantamento da Real Time Big Data, onde é revelado o cenário atual eleitoral dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul (RS).

No levantamento estimulado (onde são mencionados os nomes dos candidatos aos eleitores, Eduardo Leite (PSDB) alcançou 31% das intenções de voto. Com  desvantagem, Onyx Lorenzoni (PL) aparece com 26%, ficando com o segundo lugar.

Na sequência, Edegar Pretto (PT) aparece com 12%, Luiz Carlos Heinze (PP) com 5%, Vieira da Cunha (PDT) e Argenta (PSC) com 2% cada e Ricardo Jobi (NOVO) com 1%. Os candidatos Rejane Oliveira (PSTU)Vicente Bogo (PSB)Paulo Roberto (PCO) e Carlos Messalla (PCB) não alcançaram pontuação necessária.

Os eleitores que não souberam ou não responderam somam 15% e os que optaram por voto branco ou nulo, 6%.

Pesquisa Espontânea

O Big Data também realizou um levantamento espontâneo, quando não são mencionados os nomes dos candidatos aos eleitores. Neste cenário, 18% dos eleitores mencionam Eduardo e 17% deles apostam em Onyx Lorenzoni. Portanto, os candidatos empatam dentro da margem de erro na pesquisa espontânea.

Em seguida, são mencionados Edegar Pretto por 7% dos eleitores, Luis Carlos Heinze por 2% e Vieira da Cunha por 1%. Outros nomes ainda foram citados por 2% dos eleitores.

45% dos eleitores não souberam responder a pesquisa espontânea e 8% deles optaram por voto branco ou nulo.

Metodologia

O Real Time Big Data entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 2 e 3 de Setembro, em cidades de sete regiões do Rio Grande do Sul. Segundo o instituto, a pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, um nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RS-08354/2022.

Pesquisa eleitoral para presidente – Rio Grande do Sul nas eleições 2022.

Pesquisa estimulada de intenção de voto para 1º turno

Eduardo Leite (PSDB)31%
Onyx Lorenzoni (DEM )26%
Edegar Pretto (PT)12%
Luiz Carlos Heinze (PP)5%
Vieira da Cunha (PDT)2%
Roberto Argenta (Sem Partido)2%
Ricardo Jobim (Novo)1%
Rejane de Oliveira (PSTU)0%
Vicente Bogo (PSB)0%
Paulo Roberto (PCO)0%
Carlos Messalla (PCB (Partido Comunista do Brasil))0%
Não sabe/ Não respondeu15%
Branco/ Nulo6%

Pesquisa espontânea de intenção de voto para 1º turno

Eduardo Leite (PSDB)18%
Onyx Lorenzoni (DEM )17%
Edegar Pretto (PT)7%
Luiz Carlos Heinze (PP)2%
Vieira da Cunha (PDT)1%
Outros nomes citados2%
Não sabe/ Não respondeu45%
Branco/ Nulo8%

Metodologia: a pesquisa eleitoral para o cargo de presidente foi realizada por Real Time Big Data e publicada segunda-feira, 05 de setembro de 2022. Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre sexta-feira, 02/setembro e sábado, 03/setembro. O índice de confiança é de 95%, a margem de erro é de 3%, e está registrada no TSE sob o número RS-08354/2022.

Eleições Pesquisas Eleitorais

» Últimas Notícias