Datafolha - Lula alcança 47% e segue à frente na disputa presidencial (Jul/2022)

Segundo o Datafolha, Lula lidera na corrida presidencial com ampla vantagem contra Bolsonaro. Confira:

Por: Amanda Melo

Pesquisa Eleitoral para a Prsidência do Brasil
À esquerda, Lula com 47% e, à direita, Jair Bolsonaro com 29% das intenções de voto para a presidência do Brasil

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, na pesquisaestimulada (quando são mencionados os nomes dos candidatos aos entrevistados) para as eleições de 2022.

Em seguida,o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, Simone Tebet (MDB) com 2% e os candidatos Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) empatam dentro da margem de erro, com 1% cada.

Uma parcela de 6% dos eleitores optaram pelo voto branco ou nulo e outra de 3% não souberam responder.

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo (quando não são mencionados os nomes dos candidatos aos entrevistados), Lula é apontado com 28% contra 26% de Bolsonaro. Ciro Gomes vem em terceiro lugar com 3%. Brancos e nulos somam 6% e 25% não responderam.

Perfil dos entrevistados

  • Entre eleitores que recebem até um salário mínimo : segundo o instituto, Lula detém vantagem de 54% contra 23% de Bolsonaro, que ganha 3 pontos percentuais;
  • Evangélicos: Bolsonaro tem 43 e Lula, 33%;
  • Regiões do país: 59% do Nordeste torce para  Lula e 24% para Bolsonaro e no Sudeste (43% a 28%). Na região do Norte, os candidatos empatam tecnicamente (41% para Lula e 39% para Bolsonaro). Ainda não foi divulgada as intenções de voto das regiões Sul e Centro-Oeste;
  • Entre as mulheres: Bolsonaro aumentou mais uma vez sua pontuação entre as mulheres,atingindo 27% contra 46% de Lula;
  • Entre os homens: Desta vez, o candidato petista que aumentou sua pontuação, liderando com 48% contra 32% de Bolsonaro.

PEC Kamikaze

Esta pesquisa foi a primeira lançada após a promulgação da PEC Kamikaze que ocorreu em 14 de julho. A PEC permitiu que o atual governo de Bolsonaro investisse em benefícios para a população. Com a promulgação, o governo foi liberado para criar estado de emergência e gastar até R$ 41 bilhões para aumentar o valor do auxílio Brasil e do Vale-gás a caminhoneiros e taxistas durante 12 meses.

Após abrir os cofres e liberar benefícios à população a fim de crescer nas intenções de voto e tentar uma reeleição, Bolsonaro leva um “banho de água fria” diante de desvantagens em pesquisas.

Confira também, os cenários de um possível 2º turno presidencial.

Metodologia

O Instituto entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 27 e 28 de julho, nos 183 municípios brasileiros. Segundo o Datafolha, a pesquisa tem uma margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, um nível de confiança é de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

Pesquisa eleitoral para presidente – nas eleições 2022.

Pesquisa estimulada de intenção de voto para a Presidencia da República

Lula (PT)47%
Jair Bolsonaro (PL)29%
Ciro Gomes (PDT)8%
Simone Tebet (MDB)2%
Pablo Marçal (Pros )1%
Vera Lúcia (PSTU)1%
Branco/ Nulo/ Nenhum6%
Não sabe/ Não respondeu3%

Pesquisa espontânea de intenção de voto para a Presidencia da República

Lula (PT)38%
Jair Bolsonaro (PL)26%
Ciro Gomes (PDT)3%
Branco/ Nulo/ Nenhum6%
Não sabe/ Não respondeu25%

Metodologia: a pesquisa eleitoral para o cargo de presidente foi realizada por Datafolha e publicada quinta-feira, 28 de julho de 2022. Foram entrevistadas 2556 pessoas, entre quarta-feira, 27/julho e quinta-feira, 28/julho. O índice de confiança é de 95%, a margem de erro é de 2%, Essa pesquisa foi encomendada por Folha de S. paulo, e está registrada no TSE sob o número BR-01192/2022.

Eleições Pesquisas Eleitorais

» Últimas Notícias