Cartão Mulher Carioca auxilia mulheres em situação de violência doméstica
O auxilío financeiro é destinado para mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade social.
Por: Fernando Batista

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou hoje (18) o Cartão Mulher Carioca, o qual irá auxiliar financeiramente mulheres que estão em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social no valor de R$ 400,00, que serão atendidas pela rede de enfrentamento à violência na capital fluminense.
No primeiro momento, serão atendidas com o auxílio 80 mulheres. E no total, serão distribuídos 500 cartões.
O auxílio será disponibilizado por até seis meses, podendo ser prorrogado por mais de 90 dias. Para a renovação do benefício, será realizada uma avaliação pela equipe técnica do município que acompanha os casos da rede de enfrentamento.
De acordo com a prefeitura, mais de 34 mil mulheres do Rio foram vítima de violência em 2020 e mais de 60% delas tiveram redução da renda familiar.
– Cada vez mais construímos políticas específicas. Sabemos que a violência contra a mulher é um problema grave da nossa sociedade, que isso aumentou durante a pandemia. Cada vez mais a Prefeitura tem buscado estabelecer políticas públicas para ajudar essas mulheres – afirmou o prefeito do Rio, durante a cerimônia realizada no Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga, na Praça Onze.
A Secretaria da Mulher possui quatro equipamentos de atendimento à mulher no Rio de Janeiro, que são duas Casas da Mulher Carioca; o CEAM Chiquinha Gonzaga, local de atendimento exclusivo para mulheres em situação de violência doméstica; e a Casa Viva Mulher Cora Coralina, que é o abrigo sigiloso destinado a mulheres com risco iminente de morte.
Brasil Auxílios do Governo